terça-feira, 30 de abril de 2013

“Vós sois a luz do Mundo” (Mt 5,14)


Antes de escrever este texto fui à capela do Seminário onde moro para fazer a minha oração. Ao chegar na capela no momento da oração tive uma inspiração sobre qual seria o tema deste pequeno texto. Isto mesmo: “vós sois a luz do mundo”, esta é a palavra para nós nestes tempos tão difíceis como os nossos, afinal de contas o tema da luz ainda está muito freqüente em nossas mentes e nos nossos corações, pois acabamos de sair de uma Semana Santa onde a Luz irrompeu as trevas e nos trouxe a certeza da Ressurreição.
Mas como esta palavra chega ao nosso coração? Como ela pode encontrar resposta na nossa vida de
cristãos? Essa palavra sobre a luz quer guiar o nosso passos nesta estrada que por vezes parece escura e solitária. No entanto, é a partir de sinais que vamos dando os passos necessários na nossa vida sendo, assim como Cristo Ressuscitado, luzes em meio a escuridão. É assim que nós Cristãos devemos ser, luzes em meio as trevas atuais. Aliás, o tempo da Páscoa que estamos vivenciando nos coloca diante de uma realidade bastante clara: somos filhos das trevas ou da luz? Claro que a Luz que caminha conosco não é um foguinho fraco, mas uma luz que ilumina até mesmo aqueles que agem na vida das pessoas fazendo com que essas pessoas se tornem outras luzes.
Hoje em dia há uma necessidade muito grande de definirmos a nossa identidade e acredito que a nossa identidade só será mais completa quando observarmos que nossa vida só tem sentido no relacionamento com Deus e com os irmãos. Tomara Deus que nós nunca percamos a  nossa missão pascal, a saber, o de morrer para ressuscitar com Cristo e assim leve consigo muitas almas para Deus, pois não podemos esquecer que no início do capítulo 28 de Mateus diz: “Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo.”
Assim, sempre haverá um sábado em nossas vidas onde tudo parece perdido e acabado. No entanto é importante lembrar que a palavra diz que o dia amanhecia, isto é, a luz começava derrotar as trevas até acontecer o grande clarão e a mudança de direção na vidas daquelas pessoas que achavam que tudo tinha terminado; as mulheres foram ver o túmulo acreditando que tudo estava acabado, mas ao chegar constataram a grande notícia: Ele ressuscitou e não está mais aqui! Tenhamos pois a coragem de gritar para tudo aquilo que gera a morte: Ele ressuscitou e não está mais aqui, a Luz venceu as trevas e disso nós somos testemunhas, pois no Cristo Ressuscitado encontramos a vitória da Vida sobre a Morte.
Em Cristo Jesus o Ressuscitado, Pe. Emanuel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Quantos por aqui passaram...