sábado, 27 de abril de 2013

Um Escândalo que Permanece Atual



            Dentre as mais variadas expressões da nossa fé a dinâmica da páscoa é a que ainda nos nossos tempos arranca inúmeras opiniões. Assim, como no texto bíblico há quem se assuste com a notícia da ressurreição, pois graças ao ateísmo moderno plantado nas nossas cabeças por uma série de programas, leituras e até músicas, muitos perdem a noção do sagrado e aos poucos se esquecem de regar a planta que um dia foi semente depositada em cada um de nós.
            Outros, ainda se escandalizam pelo fato de Jesus, mesmo sendo Deus, não “fulminar” os seus algozes“Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes: Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis. Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades. Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.”
quando os mesmos caçoam dele pendente na cruz. Isso por vezes é motivado pela ideia dominante que diz o seguinte: “bateu, levou”. Pobre de nós… Quando Cristo chama ao perdão por vezes caem na tentação: Desce da cruz se és o Filho de Deus. Diante disso, o fato é que desde o dia em que Nosso Senhor venceu as garras da morte, vemos no evangelho a tentativa de fazer da ressurreição uma mentira. Vemos em Mt 28, 12-15:
         Assim, desde que Jesus ressuscitou vemos a tentativa, ainda que fadada ao fracasso, de omitir esta verdade de fé procurando enganar as mentes mais simples. Hoje em nossos dias vemos as investidas de tantos setores que ainda tentam dizer que os discípulos roubaram o corpo do Mestre ou ainda que a ressurreição não passou de uma ilusão coletiva. O mais engraçado é ouvir que Jesus ressuscitou, pois está vivo na experiência de vida das pessoas. Isto seria mais um consolo do que uma verdade de fé. Preferimos ficar com São Paulo (1Cor 15,14-18) quando nos diz: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. Além disso, seríamos convencidos de ser falsas testemunhas de Deus, por termos dado testemunho contra Deus, afirmando que ele ressuscitou a Cristo, ao qual não ressuscitou (se os mortos não ressuscitam). Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em vossos pecados. Também estão perdidos os que morreram em Cristo.”
         Dessa forma, caminhemos na luz da ressurreição, pois ela é a garantia de que não seremos confundidos nos momentos de escuridão. Ela será a garantia de que assim como o Senhor ressuscitou, nós também ressuscitaremos com Ele e para Ele.
Com a estima de sempre, Pe. Emanuel Rodrigues da Silva.
Twitter: @peemanuelsilva
Facebook: peemanuelrodriguesdasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Quantos por aqui passaram...